Home » Biomoleculas e Bioenergetica – Recuperando Conhecimentos

Biomoleculas e Bioenergetica – Recuperando Conhecimentos

As biomoléculas, como o próprio nome já diz, são as moléculas da vida, que possuem como esqueleto principal átomos de carbono, fazendo parte desta forma, dos componentes orgânicos da célula. Estas moléculas, os carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucléicos são fundamentais em todos os seres vivos, pois desenvolvem funções importantes para a manutenção da vida. Conhecer bem, com o máximo de detalhes possível, como elas são constituídas, estruturalmente, facilita muito o entendimento do papel das mesmas na estrutura celular, bem como e na funcionalidade dos diferentes eventos metabólicos e energéticos envolvidos no fluxo de matéria e energia, a níveis intra e intercelular. Esse pré requisito, com toda a certeza, somente pode ser adquirido conhecendo, pelo menos um pouco, os pontos da química orgânica (funções orgânicas,  isomeria, tipos de reaçôes, etc) e da física, especialmente da termodinâmica.

O objetivo principal deste tópico do site é rever e recapitular de uma forma mais resumida, objetiva e direcionada possivel alguns dos pontos da química orgânica e da termodinâmica que podem facilitar e auxiliar muito na compreensão das principais rotas metabólicas envolvidas nos estudos da fisiologia vegetal, de modo que o entendimento e a fixação fique mais fácil, simples e o mais indelevelmente possível. As biomoléculas e reações envolvidas nos processos de assimilação de carbono e nitrogênio serão sempre. dentro do possível, priorizadas neste tópico.

Dentro deste contexto, o ponto de partida será a recapitulação e recuperação especialmente  das principais funções orgânicas, tipos de isomeria e de reações químicas, alguns pontos da termodinâmica, relacionados com a fotossíntese, fotorrespiração, respiração, nutrição e metabolismo mineral (absorção, transporte e assimilação), metabolismo  da germinação (biossíntese, hidrólise e mobilização de reservas), biossíntese de metabólitos secundários em plantas.

Faremos a  inserção dos textos em breve….