A respiração aeróbica é um processo biológico pelo qual os compostos orgânicos reduzidos são mobilizados e subsequentemente oxidados de maneira controlada. A energia livre produzida por esse processo é armazenada na forma de moléculas ricas em energia, principalmente ATP, podendo ser prontamente utilizada nos processos celulares vitais e no desenvolvimento da planta. Além da respiração aeróbica, em situações de déficit de O2, os vegetais podem produzir ATP através de metabolismo anaeróbicos de respiração, no entanto, a essa produção ocorre em menor quantidade. A taxa respiratória é variável nos diferentes órgãos da planta e mesmo diretamente relacionada ao processo catabólico das células, contribui, significativamente, para a biossíntese de compostos intermediário. Os carboidratos produzidos pelas plantas durante a fotossíntese, constituem a principal fonte de energia para os organismos vivos, sendo que praticamente toda a energia produzida através do catabolismo advém dos carboidratos.
Para saber detalhadamente o conteúdo de cada uma das etapas da respiração, clique nos links abaixo ou nos boxes do menu principal presente no cabeçalho da pagina:
- Visão geral da respiração
- Glicólise
- Ciclo de Krebs
- Rota das Pentoses
- Cadeia Transportadora de Elétrons
- Respiração Anaeróbica
- Respiração nos tecidos e órgãos
- Respiração de crescimento e manutenção
- Fatores que afetam a respiração
O site de Temas em Fisiologia Vegetal coordenado pelo Professor Luiz Edson vem sendo construído há algum tempo, apresentando outras versões disponíveis em outras plataformas, a qual pode ser acessada pelo link:
http://ledson.ufla.br//MPS/SITES/Respira%C3%A7%C3%A3o/index.htm