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Fisiologia de Plantas em Ecossistemas Florestais

 

Ao longo de mais de quatro décadas de docência na disciplina de Fisiologia Vegetal e áreas relacionadas, deparamos sempre com aquelas perguntas que vários alunos fazem: Para quê que servem essas disciplinas que estou fazendo, especialmente nos primeiros semestres/anos do curso que escolhi ? “Corri das áreas de química, física e exatas, para as áreas de Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia, e para meu espanto e surpresa, me deparo, de novo, com disciplinas das áreas da química, da física e da matemática pelas quais nunca tive nenhuma atração e não vejo nenhuma ligação com a minha escolha profissional”.

Depois destes questionamentos e perguntas, aí aparece a tal disciplina de Fisiologia Vegetal, demandando conhecimentos, já supostamente adquiridos, e que devem ser recuperados, em maior ou menor grau, para o entendimento de como “funciona” uma planta. Não podemos esquecer que este funcionamento é o resultado de eventos e/ou processos, relacionados com o fluxo de energia e matéria, que ocorrem a níveis de células, de tecidos e de órgãos, em seus respectivos ambientes edáficos e climáticos.

Uma vez conhecido com um pouco mais de detalhes os temas que foram trabalhados no conteúdo programático da disciplina você conseguirá conhecer e entender com um pouco mais de profundidade e interatividade os principais eventos nutricionais, metabólicos e relacionados ao crescimento e desenvolvimento que ocorrem a níveis de célula, tecidos, órgãos e planta inteira, relacionados ao crescimento e desenvolvimento das espécies em ecossistemas naturais e agrícolas.

Uma melhor compreensão do que ocorre com as plantas numa comunidade, seja ela natural ou cultivada, será tanto maior, quanto maior for o seu conhecimento envolvendo os diferentes aspectos estudados abordando os principais processos e/ou eventos relacionados com: os metabolismos da assimilação e do transporte de carbono; o uso do carbono assimilado nos eventos respiratórios de crescimento e de manutenção; o transporte e distribuição de assimilados entre fontes e drenos; a nutrição e o metabolismo mineral dos macros e micros nutrientes; as relações hídricas de uma planta no sistema solo-planta-atmosfera; Biociclo vegetal (germinação, desenvolvimento vegetativo e reprodutivo, senescência) e hormônios vegetais (auxinas, citocininas, giberelinas, etileno, ácido abscísico).

No caso da formação dos profissionais da Zootecnia, Agronomia, Ciências Florestais, Ciências Biológicas, quanto maior for o conhecimento destes aspectos incorporado na sua formação profissional profissional melhor será o entendimento do funcionamento dos ecossistemas naturais e agrícolas envolvidos em sua área de atuação. Isso tudo deixará você com muito mais segurança e com o “pé no chão”, e, certamente será um grande diferencial nas suas atitudes profissionais, que nortearão as suas tomadas de decisões. seja na geração de tecnologias, inovações e orientações técnicas.

Vale a pena reforçar e chamar a atenção do estudante ou profissional de qualquer uma das áreas envolvidas com a produção vegetal, que as espécies vegetais presentes nos diversos ecossistemas naturais ou agrícolas, podem pertencer as mais diferentes classes botânicas, sejam elas herbáceas, arbustivas e arbóreas. Daí é recomendável conhecer, com a maior profundidade possível, os diferentes eventos fisiológicos nutricionais e metabólicos de cada uma dessas espécies, para uma melhor compreensão do crescimento e desenvolvimento  das mesmas em condições edáficas e climáticas  de um ecossistema de interesse em particular. No agronegócio este interesse pode ser na forragicultura, na agrofloresta, nas culturas comerciais e também agrosilvipastoril.

Quanto aos ecossistemas naturais, o Brasil conta com seis ecossistemas diferentes, composto por espécies animais e vegetais variadas. A diversidade e os contrastes presentes em cada região são o que tornam o brasil, um País único. Os principais ecossistemas brasileiros são a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, o Pantanal, a Mata Atlântica e os Pampas.

É importante ressaltar que as comunidades de cada um desses ecossistemas naturais são compostas por diferentes espécies que  interagem, segundo suas caraterísticas fisiológicas próprias da espécie e do seu ambiente físico. Na internet podemos encontrar, à semelhança de vários  outros assuntos/temas, uma farta literatura com descrições dos ecossistemas naturais brasilieiros, que podem auxiliar no entendimento e melhor compreensão de como as interações ocorrem, de como as comunidades são estruturadas,  e consequentemente sobre o  funcionamento dos diferentes  ecossistemas e quais os impactos das alterações causadas pelo homem em sistemas naturais.

Dentre as várias literaturas disponíveis na internet estamos disponibilizando aqui um link de uma delas que aborda de forma sintética os principais ecossistemas brasileiros. “Conheça os principais ecossistemas brasileiros”

“Aguarde, pois em breve disponibilizaremos materiais mais específicos e relacionados com o tema Fisiologia de Plantas em Ecossistemas Florestais Naturais e Cultivados”

Fisiologia Vegetal e a Produção nos diferentes Ecossistemas agrícolas envolvendo cultivos anuais e /ou perenes (Heveicultura, Fruticultura, Cafeicultura, Horticultura, Floricultura, Silvicultura, Forragicultura, SAFs, etc)

Não podemos esquecer, NUNCA, que a produção vegetal em qualquer cultivo é o resultado de eventos e/ou processos, relacionados com o fluxo de energia e matéria, que ocorrem a níveis de células, de tecidos, de órgãos específicos das diferentes espécies vegetais em seus respectivos ambientes edáficos e climáticos. O esquema apresentado na figura a seguir ilustra como interagem este eventos fisiológicos e a importância de cada um deles na maximização da produção econômica de cada ecossistema agrícola especificamente. É uma boa e provocante figura para exercitarmos sobre as possíveis aplicações do que sabemos, aprendemos e trabalhamos nos fundamentos relacionados com os diferentes temas da fisiologia vegetal e de outras disciplinas que fazem parte do currículo dos cursos relacionados com a produção vegetal

Figura ilustrativa de como interagem os vários eventos/processos fisiológicos e a importância de cada um deles na maximização da produção econômica de cada ecossistema agrícola especificamente. É uma boa e provocante figura para exercitarmos sobre as possíveis aplicações  do que sabemos, aprendemos e trabalhamos com os principais fundamentos relacionados com os diferentes temas da fisiologia vegetal e de outras disciplinas que fazem parte da formação profissional nas várias áreas do conhecimento dos cursos relacionados com a produção vegetal