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Questionários tutoriais das atividades praticas sobre Fotossintese

Questionários tutoriais das atividades práticas sobre Fotossíntese

ATIVIDADE PRÁTICA – Separação e Identificação dos Pigmentos dos Cloroplastídeos por Cromatografia de Papel

OBJETIVOS:

Ÿ Extrair e identificar os pigmentos cloroplastídicos de material vegetal verde.

QUESTIONÁRIO

1. Qual a diferença estrutural entre a clorofila a e a clorofila b?

2. Qual a diferença na composição química molecular entre carotenos e xantofilas?

3. O que é Rf? Qual é a sua utilidade?

4. Qual o grupo de pigmentos mais abundantes na natureza? Qual a proporção entre eles? Cite 3 xantofilas mais abundantes na natureza.

5. Faça um cromatograma mostrando os componentes da mistura de pigmentos.

6. Que relação existe entre os sintomas de deficiência de Nitrogênio e Magnésio com conteúdo de clorofila?

7. Onde se localizam, na célula, as clorofilas, carotenóides e antocianinas?

8. Por que podemos afirmar com certeza que as antocianinas não participam da fotossíntese?

9. Como se pode explicar a separação pela cromatografia de papel, com base nas estruturas moleculares de cada composto?

10.   Que diferença foi observada quando do uso de álcool etílico, e tetracloreto de carbono?

ATIVIDADE PRÁTICA – Espectro de absorção dos pigmentos envolvidos na fotossíntese e quantificação dos teores de clorofilas

OBJETIVOS:

Ÿ  Determinar os espectros de absorção das clorofilas e carotenóides comparando-os com o espectro de ação da fotossíntese.

Ÿ  Quantificar o valor energético equivalente aos comprimentos de onda do espectro visivel

Ÿ  Quantificar os teores de clorofilas a, b e total em folhas

QUESTIONÁRIO:

1. Compare o Espectro de absorção do extrato de pigmentos de cloroplastídeos com o Espectro de ação da fotossíntese da Figura 2. Qual a diferença entre eles e qual a importância de conhecê-los?

2. Por que a absorbância é menor na região do verde?

3. Determine o teor de clorofila a clorofila b clorofila total e a relação clorofila a/b do extrato de pigmentos.

OBSERVAÇÃO:

   Primeiramente é necessário medir-se a absorbância (A) a vários comprimentos de onda: 663 e 645 nm. As clorofilas são depois calculadas utilizando as seguintes equações:

   a) clorofila total (mg/ml) = 20.2 A645 + 8,02 A663

   b) clorofila a             = 12.7 A663 – 2.69 A645

   c) clorofila b             = 22.9 A645 – 4.68 A663

4. Qual(is) o(s) comprimento(s) de onda onde ocorre os máximo(s) (picos) de absorção pelos extratos de clorofilas e de caratenóides e qual o valor energético de cada um desets picos, em Kcal e Kjoule por mol de quanta (einstein)?

5. Determine o rendimento quântico (F) de cada um dos picos de absorção do extrato de clorofilas, sabendo-se que a incorporação de cada mol de CO2 requer 118 Kcal. (F = energia requerida/valor energético do l).6. Qual o princípio de funcionamento de um fotocolorímetro (ou espetrofotômetro)

7. O que voce entende por RFA?

ESPECTROS DE ABSORÇÃO DE EXTRATOS CETÔNICOS (80%) DE FOLHAS VERDES, FOLHAS AMARELADAS (SENESCENTES) E DE CENOURA

LEITURAS PARA CALCULO DAS CLOROFILAS A, B e TOTAL
 (1,0 g de folha foi homogeneizado em 15 mL de Acetona 80%)

As leituras foram realizadas em extrato cetônico foliar diluído 1×3 (4 vezes) nos comprimentos de onda de 645 e 663 nm, cujos resultados foram:  A645 = 0,3698 e A663 =  0,5109. Calcule os valores de Clorofias a, b e total, com base nas fórmulas apresentadas em classe e no texto anexo e expresse os resultados com base na matéria fresca e área foliar, considerando que para obter a amostra de folha utilizada utilizou-se de 10 disco foliares de 1.0 cm de diâmetro.

ATIVIDADE PRÁTICA – Formação do Poder Redutor por Cloroplastos Isolados (Reação de Hill)

OBJETIVOS

Demonstrar a produção de poder redutor em cloroplastos isolados e fornecer informações sobre a inibição das reações fotoquímicas por herbicidas
 

QUESTIONÁRIO:

1.  O que é reação de Hill?

2.  Por que o NADP+ é considerado como um oxidante natural de Hill?

3.  Qual o papel ácido ascórbico nessa experiência, levando em consideração os potenciais redox do DCPIP (E`= 0,2V) e do ácido ascórbico (E`= 0,0V)?

4.  Mencione pelo menos 3 produtos comerciais utilizados como herbicidas, citando seus princípios ativos e modo de ação na fotossíntese.

5.  Qual é o papel da luz e dos cloroplastos na descoloração do DCPIP?

6.  Por que é necessário o uso de temperaturas baixas durante o preparo da suspensão dos cloroplastos?

7.  Por que a solução de DCPIP descolore após adição do ácido ascórbico?

8.  Explique o que ocorreu em cada um dos tubos nesta atividade prática.

9.  A utilização de oxidantes artificiais de Hill permite detectar a ocorrência da “reações fotoquímicas”, mas impede que ocorram as reações de “fixação do CO2”. Explique por que isso acontece.

10.        O que aconteceu ao envolver o tubo número 3 (DCPI + Suspensão cloroplasto) com papel alumínio e colocados frente a luz?

ATIVIDADE PRÁTICA – Efeito da Clorofila e da Luz na Síntese do Amido

OBJETIVO:

Verificar o efeito da clorofila e da luz na síntese do amido nos cloroplastideos, e paralelamente de como ocorre a síntese da sacarose no citosol durante o dia.

QUESTIONÁRIO:

1.    Em que partes da folha usada se localiza o amido?

2.    Que relação há entre cloroplastídeos e amido?

3.    Cite exemplos de partes ou órgãos vegetais que não possuem clorofila, mas que acumulam amido.

4.    Como se explica que órgãos não fotossintetizantes acumulam amido?

5.    Você entende como ocorre a síntese de sacarose e amido nas folhas? Como funciona isso durante o dia e durante a noite na vida de uma planta? Essa é uma questão que cada um de nós que trabalhamos com produção vegetal devemos levar pra vida toda e por isso tente trabalhar a síntese de sacarose no citosol e de amido nos plastideos de uma forma clara e resumida como esta no esquema apresentado e discutido em classe e disponibilizado no AVA.

ATIVIDADE PRÁTICA -Efeito da luz, temperatura e herbicidas sobre a fotossíntese de plantas aquáticas

OBJETIVO

Ÿ Mostrar o efeito da luz, temperatura e herbicidas sobre a fotossíntese de plantas aquáticas

QUESTIONARIO

  1. Por que as águas contendo plantas aquáticas são, em geral, mais ácidas à noite do que durante o dia?
  2. Como você demonstraria, através de figuras, que a luz, CO2 e temperatura podem, em determinadas condições serem limitantes
  3. Você acredita que aumentando a concentração de CO2 no ar seja possível aumentar a produção de uma cultura? Justifique.
  4. Faça um esquema resumido do processo fotoquimico (ESQUEMA Z) mostrando a correta localização/posicionamento dos dois fotossistemas (PSI e PSII) nos cloroplastideos e obviamente no mesmo esquema os locais onde os dois principais grupos de herbicidas atuam e como cada grupo age/funciona.

ATIVIDADE PRÁTICA – Ponto de Compensação de luz e Efeito do Déficit Hídrico Sobre a Fotossíntese e Respiração

OBJETIVO

  • Determinação do ponto de compensação luminoso e verificação do efeito do déficit hídrico sobre a fotossíntese e respiração.
  • Discutir diferenças entre os pontos de compensação de luz de uma planta de sombra e uma planta de sol e de uma planta C3  e uma planta C4
  • Abordar e discutir também a saturação luminica em plantas C3 e C4 e plantas de sombra e de sol
  • Abordar e discutir também o ponto de compensação de CO2 em plantas C3 e C4
     

QUESTIONÁRIO:

  1. Qual é a diferença entre o ponto de compensação de luz da(s) espécie(s) C3 e C4 estudadas(s)?
  2. Qual é a diferença entre o ponto de compensação de CO2 de uma espécie C3 e C4?
  3. Qual é a diferença entre a saturação luminica da fotossíntese de uma espécie C3 e C4 e de uma planta de sombra e de uma planta de sol?
  4. Qual a importância do ponto de compensação de luz do ponto de vista de distribuição vertical das espécies num ecossistema florestal?
  5. Quais os efeitos do déficit de água na utilização do dióxido de carbono (CO2)?
  6. Discorra sobre os resultados obtidos neste experimento demonstrativo.
  7. Que relações você pode fazer de um ecossistema natural ou agrícola(exemplo: um consórcio entre uma planta C3 e outra C4; e plantas de sombra e de sol numa floresta) com os resultados observados e discutidos neste experimento?
  8. As concentrações de CO2 normalmente encontradas na atmosfera de uma vegetação, em condições de campo, são insuficientes para que a fotossintese alcance seu valor máximo. Comente sobre essa afirmativa.
  9. Num experimento, folhas de várias espécies de plantas umbrófilas (sombra) e heliófilas (sol) foram colocadas, com suas bases imersas em água, em tubos de ensaio. Posteriormente cada tubo com uma espécie foi colocado dentro de um erlemeyer que continha aproximadamente 20 ml de uma solução de NaHCO3 0,1M . Após medição de pH inicial desta solução (pH inicial igual a 7,35) os erlemeyer foram tampados com rolha de borracha e colocados diante de uma fonte de luz de 2000 lux. Transcorrido 03 horas, retirou-se de cada erlemeyer, o tubo com a espécie de planta correspondente, e imediatamente fez-se a medição do pH da solução de NaHCO3 de todos os erlemeyers. Eis os resultados.

    (FALTA ADICIONAR TABELA)
    Com base nos resultados acima responda:

    (A).Qual(is) a(s) espécie(s) menos indicada(s) para ser(em) cultivada(s) em condições de sombreamento (2000 lux)? Justifique a sua resposta

    (B).A que grupo fotossintético ela(s) provavelmente pertence(m)?