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Efeito da Clorofila e da Luz na Síntese do Amido

ATIVIDADE PRÁTICA

 Efeito da Clorofila e da Luz na Síntese do Amido

OBJETIVO

 Verificar o efeito da clorofila e da luz na síntese do amido.

INTRODUÇÃO

Nos vegetais, os principais produtos da fotossíntese, acumulados como reserva de energia, são a sacarose e o amido. O amido é uma molécula orgânica que pode ser encontrado em diversas partes da planta como folhas, raízes, caules, sementes e frutos, e é formada pela combinação de dois polissacarídeos: amilose e amilopectina. Há essencialmente dois tipos de amido: o amido primário ou transiente e o amido secundário ou de reserva. O primeiro é o amido que é formado durante o dia, como fonte energética para a respiração celular, essencialmente no período noturno, quando a folha não faz fotossíntese; esse tipo de amido é estocado no estroma dos cloroplastos e é rapidamente consumido. O segundo tipo de amido é o amido de reserva, que é estocado nos amiloplastos como fonte de energia mais duradoura. Se encontram basicamente em tecidos de reserva como caules tuberosos e raízes. Nessa prática, procuraremos evidenciar o amido primário estocado nas folhas e mostrar seu consumo durante um período sem luz. Nossa meta ainda é mostrar que as partes mais verdes, e mais ricas em clorofila, acumulam mais amido que as partes amareladas da folha. Para tanto, as folhas serão coloridas com Lugol para demonstração de amido. Uma prática simples e de fácil execução, facilmente executada bem sem equipamentos muito sofisticados.

a) Efeito da clorofila: obtenha uma folha de planta variegada e/ou uma folha de milho ou feijão. No caso da folha variegada faça um desenho desta folha, mostrando a forma das manchas e a cor. Determine a presença do amido, em toda a folha, pelo seguinte processo: Mergulhe a folha pelo período de meio a um minuto, eem água fervente e transfira para um copo contendo álcool etílico em banho-maria até a sua despigmentação completa. Posteriormente coloque-as com a face dorsal para cima sobre uma placa de petri e trate-as com algumas gotas de Lugol. Uma coloração azulada, quase preta, indica a presença de amido.

b) Efeito da luz: Tome uma folha variegada de um ramo que tenha permanecido por uns dois dias no escuro com a extremidade seccionada dentro d’água ou uma folha de milho ou feijão cujas plantas tenham sido mantidas no escuro também por uns dois dias. Tome uma folha de espécie anteriormente empregada, cujo ramo ou planta tenha permanecido sob luz intensa. Procedendo da forma anterior para o efeito da clorofila, faça o teste do amido para os dois tratamentos e compare os resultados.

QUESTIONÁRIO:

  1. Em que partes da folha usada se localiza o amido?
  2. Que relação há entre cloroplastídeos e amido?
  3. Cite exemplos de partes ou órgãos vegetais que não possuem clorofila, mas que acumulam amido.
  4. Como se explica que órgãos não fotossintetizantes acumulam amido?
  5. Você entende como ocorre a síntese de sacarose e amido nas folhas? Como funciona isso durante o dia e noite na vida de uma planta?
  6. Inspirado no esquema apresentado a seguir, faça um esquema personalizado que voce consiga fixa-lo de modo indelével em sua memoria.