Home » Metabolismo da Germinação » Fatores que afetam a germinação

Fatores que afetam a germinação

FATORES QUE AFETAM A GERMINAÇÃO

A germinação é uma sequência de eventos fisiológicos influenciada por fatores externos (ambientais) e internos (dormência, inibidores e promotores da germinação) às sementes: cada fator pode atuar por si ou em interação com os demais. É um fenômeno biológico que pode ser considerado pelos botânicos como a retomada do crescimento do embrião, com o subseqüente rompimento do tegumento pela radícula.

de sementes de Sisymbrium officinale com estes fatores. Verifica-se que nem a aplicação de nitrato e nem a irradiação de luz vermelha tem efeito na germinação. Entretanto, a combinação de ambos os fatores resulta na germinação. Ainda verifica-se que a germinação em luz sem nitrato não é zero, o que demonstra que esta baixa germinação é induzida pelo nitrato endógeno presente na semente. Da mesma forma, o baixo nível de germinação no escuro é devido a pequena quantidade de Pfr pré-formado durante a germinação das sementes.

Pode-se observar que os fatores luz e nitrato estão envolvidos na produção de giberelinas nas sementes, considerando que o inibidor da biossíntese de giberelina anulou a germinação e que a adição exógena da GA’s induziu a germinação na luz ou no escuro.