Biociclo Vegetal

O “Biociclo Vegetal” refere-se ao ciclo de vida das plantas, incluindo as fases de desenvolvimento, crescimento e reprodução. Este ciclo é caracterizado pela alternância de gerações, com fases haploides e diploides, e pode ser dividido em fases vegetativas e reprodutivas.

Fases do Biociclo Vegetal:

  • Desenvolvimento Embrionário: Inicia-se com a formação do embrião na semente após a fecundação. 
  • Germinação e Crescimento Inicial: A semente germina, a radícula emerge e a planta começa a desenvolver suas primeiras raízes e folhas. 
  • Fase Vegetativa: A planta cresce e desenvolve seu aparelho vegetativo (raízes, caule e folhas).
  • Fase Reprodutiva: A planta começa a produzir flores e frutos, resultando na formação de novas sementes. 
  • Senescência: A planta envelhece e pode ocorrer a morte. 

“O crescimento refere-se ao aumento no tamanho da planta, enquanto o desenvolvimento envolve mudanças na forma e estrutura ao longo do tempo.”

“O crescimento e desenvolvimento de plantas envolvem processos físicos e biológicos que levam ao aumento do tamanho e complexidade da planta, desde a germinação da semente até a maturidade. Esses processos são influenciados por fatores internos, como hormônios vegetais, e externos, como luz, água, temperatura e nutrientes.” 

Crescimento:

  • O crescimento é um processo quantitativo, caracterizado pelo aumento irreversível do tamanho e volume da planta, frequentemente acompanhado pelo aumento de peso e da quantidade de protoplasma. 
  • O crescimento ocorre através da divisão celular (mitose), crescimento celular e diferenciação celular. 
  • Fatores como a disponibilidade de água, luz e nutrientes são cruciais para o crescimento. 

Desenvolvimento:

  • O desenvolvimento é um processo mais amplo que engloba o crescimento, bem como a diferenciação celular e a morfogênese, que levam à formação da estrutura e função da planta. 
  • O desenvolvimento inclui a germinação, o crescimento das raízes e folhas, a formação de brotos laterais, a floração e a frutificação, culminando na produção de sementes. 
  • Hormônios vegetais, como as citocininas, atuam estimulando a divisão celular e o desenvolvimento de gomos laterais. 
  • O desenvolvimento vegetal é um processo sequencial e coordenado, onde a planta passa por diferentes fases, cada uma com características e necessidades específicas. 

Fatores que influenciam o crescimento e desenvolvimento:

  • Fatores internos:
    Hormônios vegetais (fitormônios) como auxinas, giberelinas, citocininas, ácido abscísico e etileno, desempenham papéis importantes na regulação do crescimento e desenvolvimento. 
  • Fatores externos:
    Luz (fotossíntese), água, temperatura, nutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio, etc.) e a interação com outros organismos (microrganismos do solo, polinizadores) são fatores ambientais que afetam o crescimento e desenvolvimento das plantas. 

“Em resumo: O crescimento é o aumento quantitativo da planta, enquanto o desenvolvimento abrange tanto o crescimento quanto as mudanças estruturais e funcionais, sendo ambos influenciados por fatores internos e externos.

A seguir estamos disponibilizando, provisoriamente, um conjunto de slides abordando de forma resumida o conteúdo sobre BIOCICLO VEGETAL e suas relações com OS FITORMÔNIOS e com os fatores ambientais. Exemplos e mais detalhes serão disponibilizados no texto que será adicionado futuramente neste portal.

Conjunto de Slides contendo o Tema “Crescimento e Desenvolvimento de Plantas (Fitormônios e Biociclo Vegetal)” utilizados nas aulas das “DISCIPLINAS DE FISIOLOGIA VEGETAL” ofertadas nos  cursos de graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia: BIOCICLO VEGETAL